Coluna: Geral RS

Observatório registra passagem de meteoro no céu do RS
28 de Agosto de 2020 às 16:15
Meteoro parece passar próximo à Lua, mas estão distantes — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung
Meteoro parece passar próximo à Lua, mas estão distantes — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteoro no céu na noite de quinta-feira (27). Nas imagens, o fenômeno parece passar próximo à Lua.

Mas, no entanto, a distância é grande. Segundo o professor Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório, a Terra e a Lua ficam a aproximadamente, 384.403 km de distância, podendo variar em função da órbita da Lua.

"O meteoro registrado, quando entrou na atmosfera da Terra, estava a 87,6 km de altitude, até sair do campo de visão da câmera a 80,9 km de altitude. O registro foi realizado às 19h08, pela Câmera 07 do observatório, posicionada ao zênite, como se você estivesse olhando 100% para cima", afirma o professor.

Jung disse que o meteoro foi classificado como “August mu Draconids”. Ele possui uma magnitude aparente de -2.4 e teve duração de 1,98 segundos até sair do campo de visão da câmera.

"Por não ser registrada sua extinção, desde o momento do registro até seu término, pode-se supor que seja um meteoro Earthgrazer, que apenas entra na atmosfera em camadas superiores e depois retorna ao espaço", acrescenta o professor.

O registro também foi realizado pela Câmera All Sky do observatório, que tem visão de 360 graus do céu.

Fonte: RD Foco.

 

Mais artigos de Geral RS