Coluna: Geral RS

São Luiz Gonzaga: prefeitura adquire grande lote de Ivermectina
11 de Julho de 2020 às 11:38
Foto: Reprodução / Revista Exame
Foto: Reprodução / Revista Exame

Na manhã de ontem, sexta-feira (10), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, revelou em entrevista no programa Jornal da Manhã, da Rádio Missioneira, que o município adquiriu grande lote de ivermectina, medicamento que tem efeito preventivo em pacientes com novo coronavírus (Covid-19).

Seguindo abordando a questão do tratamento precoce, Brondani disse que São Luiz Gonzaga está inserida em uma iniciativa que envolve mais de 200 prefeituras do Estado, que trata de procedimentos realizados em uma etapa inicial da Covid 19. Esse protocolo inclui medicamentos como a ivermectina.

O grande lote adquirido, já vem abastecendo postos de saúde com o mesmo, que pode ser receitado mediante avaliação médica, destacou Brondani. Os medicamentos serão disponibilizados aos médicos e que cabe a eles indicarem ou não o tratamento (Rádio São Luiz). O remédio normalmente é indicado para o combate de vermes e parasitas. Existem estudos e pesquisas acadêmicas sobre ivermectina e sua real eficácia, cujo os resultados devem ser divulgados nos próximos meses. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há comprovação científica de que a ivermectina seja efetiva no tratamento da COVID-19.

TESTAGEM
Sobre testagem realizada em funcionários da Prefeitura, principalmente após casos positivos em servidores, que motivaram o fechamento da Prefeitura por quatro dias, Brondani disse que, após essa nova etapa de testes, todos registraram negativo para Covid 19. Na área da saúde, destacou ainda a aquisição de UTI móvel, que está na fase final de recebimento de equipamentos, além de recebimento de respiradores que devem chegar nos próximos dias.


Fonte: Blog Missioneiro com informações da Rádio Missioneira.

Mais artigos de Geral RS