Coluna: Geral

Facebook emitirá alerta a quem tentar compartilhar notícias antigas
29 de Junho de 2020 às 15:30
Ferramenta visa evitar que notícias sejam usadas como fake news.
Ferramenta visa evitar que notícias sejam usadas como fake news.

Os esforços contra a desinformação vêm se intensificando por parte do Facebook. Após anunciar medidas de checagem de notícias e medidas contra fontes de fake news, a empresa de Mark Zuckerberg divulgou uma nova iniciativa. A rede social exibirá alerta para quem for compartilhar conteúdos antigos.

O novo recurso funcionará da seguinte forma: assim que o usuário decidir fazer o compartilhamento de uma notícia que tenha sido produzida há mais de 90 dias, receberá um aviso. Não haverá impedimento, apenas a orientação, ficando a cargo do usuário, republicar o conteúdo ou não. O objetivo é evitar a desinformação devido a interpretações errôneas.

A rede social ainda contará com um 'botão de contexto' ,com informações sobre o tema abordado na publicação. A empresa explicou a proposta em seu blog: "Quando perguntamos às pessoas que tipo de notícia desejam ver no Facebook, elas continuamente nos dizem que desejam informações atuais e confiáveis e por isso estamos lançando essa ferramenta". Além disso, foi garantido que as equipes internas da plataforma seguirão testando ferramentas com o mesmo propósito.

Fonte: Coletiva.net.

Mais artigos de Geral