Coluna: Geral RS

Governo decreta uso obrigatório de máscara em todo RS
10 de Maio de 2020 às 10:49
Governo decreta uso obrigatório de máscara em todo RS
Governo decreta uso obrigatório de máscara em todo RS

Em coletiva sobre os próximos passos do Rio Grande do Sul no combate à pandemia do coronavírus, o governador Eduardo Leite revelou neste sábado os detalhes do plano de "distanciamento social controlado", que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira no Estado. Na próxima semana, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todo o RS e a cidade de Passo Fundo mudará da bandeira vermelha para a laranja, diminuindo as restrições às atividades do comércio e da sociedade. Um site específico para o controle do isolamento social foi criado pela administração estadual.

"A imensa maioria da população ainda não entrou em contato com o coronavírus e não tem sistema imunológico para o coronavírus e estão completamente vulneráveis, por isso, é preciso um nível de distanciamento para que o vírus circule menos, foi desta forma que pensamos este modelo", salientou Leite.

Das novidades do modelo, o uso de máscaras passa a ser obrigatório no Estado. "A máscara é uma determinação e estamos confiando na sociedade como apoiadores desta medida, deste novo comportamento, para que assim seja possível reduzir o avanço do coronavírus", explicou Leite.

Sobre a mudança da situação de Passo Fundo, os indicadores de velocidade, de acordo com o Governo, mudaram, por isso, a alteração foi realizada. "O número de óbitos em relação à população de 100 mil habitantes caiu de uma semana para outra e o crescimento de internações e pacientes Covid-19 diminuiu", reiterou. Lajeado, no entanto, é a única região do Rio Grande do Sul que está com bandeira vermelha.

Os protocolos do modelo de distanciamento podem ser acessados no site do governo do Estado, além da base metodológica usada no distanciamento e dos documentos que explicam a bandeira de cada região. 

Fonte: Correio do Povo

Mais artigos de Geral RS