Coluna: Geral RS

Decreto é prorrogado até 30 de abril, mas municípios podem reabrir o comércio
15 de Abril de 2020 às 18:54
Governdador descartou possibilidade de tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção no RS Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Governdador descartou possibilidade de tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção no RS Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva presencial à imprensa nesta quarta-feira, que irá prorrogar até 30 de abril o decreto estadual que prevê restrições ao funcionamento das atividades econômicas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra gaúcha, onde é observada a maior incidência de casos de Covid-19. As demais cidades do Interior do Estado poderão flexibilizar a abertura de todos os setores do comércio, obedecendo os protocolos de higiene e de proteção. "A medida não significa que não tenhamos uma saída. Justamente ao contrário. Estamos prorrogando a determinação para que possamos usar esse período para a construção da nova política de distanciamento controlado", apontou Leite.

Após o vencimento do decreto em 30 de abril, o governo pretende implementar uma "política de isolamento controlada". Segundo o governador, a estrutura deste novo modelo ainda não está finalizada. Entretanto, antecipou que ela contará com duas frentes: uma matriz de orientações à população e um conjunto de protocolos para o funcionamento das atividades comerciais no Estado.

A determinação do governo foi tomada a partir de dois fatores: as conclusões da primeira etapa de estudo realizada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e os números de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede pública e privada do RS. A demora à adesão das instituições de saúde ao sistema de monitoramento de leitos foi levantada por Eduardo Leite nos últimos discursos. Até a tarde desta quarta-feira, 36 hospitais ainda não haviam inserido seus dados na plataforma digital. 

Mais artigos de Geral RS