Coluna: Geral RS

Governo do RS proíbe restrição de acesso aos municípios
21 de Março de 2020 às 09:28
Medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite por vídeo nesta sexta-feira | Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul / Facebook / Reprodução / CP
Medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite por vídeo nesta sexta-feira | Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul / Facebook / Reprodução / CP

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta sexta-feira, a proibição da restrição de acesso aos municípios. Conforme Leite, a medida, que já estava sendo adotada em algumas prefeituras pelo Rio Grande do Sul ao longo de toda a sexta-feira, são consideradas proibidas pela Constituição Federal. O pronunciamento do governador ocorreu à noite, por meio das redes sociais.

Além disso, o governo do Estado anunciou o fechamento de todas as praias do litoral do Rio Grande do Sul, tanto as litorâneas quanto as localizadas nas águas internas. O objetivo é frear a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul, que já apresenta casos de transmissão sustentada. Assim, o governo pretende evitar aglomerações no litoral. “Quarentena não é férias”, enfatizou o governador. No momento em que falava, o RS contabilizava 49 casos de Covid-19.

Mais leitos de UTI:
O governo anunciou também a criação de 216 leitos de terapia intensiva no Rio Grande do Sul. O aumento representa um acréscimo de 22% nas unidades de CTI do Estado pelo Sistema Único de Saúde. Entre eles, 10 já foram entregues e estão prontos nesta sexta-feira. Além do aumento na rede hospitalar para casos críticos, o governador também anunciou que serão adquiridos 78 novos respiradores.

Nesta semana, o Piratini apresentou um prognóstico do avanço do novo coronavírus, antevendo que cerca de 5% dos infectados necessitarão de leitos em UTIs. Com o incremento, o Estado passará a contar com cerca de 1,2 mil leitos de UTI, segundo o governador. 

Outras medidas:
Além disso, o governo anunciou a manutenção do funcionamento do Laboratório Central do Estado durante o fim de semana. Também foi anunciada a contratação de 37 novos profissionais de saúde, que deve ter a publicação no Diário Oficial do Estado em breve.

O governo também convocou os profissionais da defesa agropecuária, com o objetivo de garantir a manutenção da produção alimentícia e evitar o desabastecimento no Rio Grande do Sul. Leite frisou, ainda, a importância da manutenção dos serviços essenciais, que seguem em atividade: serviços de saúde, produção de medicamentos, segurança pública, distribuição de energia, telecomunicações, imprensa e serviços funerários.

 

Fonte: Correio do Povo.

Mais artigos de Geral RS