Coluna: COLUNA DO BARBOSA

Seleção de textos
26 de Abril de 2024 às 07:22
Hoje é sexta-feira... E diante de tantas notícias trágicas que estão em evidência no momento, nada melhor do que descontrair e espairecer com a seleção de textos preparada por Nolfeu Barbosa.
Hoje é sexta-feira... E diante de tantas notícias trágicas que estão em evidência no momento, nada melhor do que descontrair e espairecer com a seleção de textos preparada por Nolfeu Barbosa.

SUFICIENTE PARA VOCÊ! (Débora Bastos)
Há pouco tempo, eu estava no aeroporto e vi mãe e filha se despedindo. Quando anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse:
- Eu te amo. Desejo o suficiente para você.
A filha respondeu:
- Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor é tudo de que sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para você.
Elas se beijaram e a filha partiu. A mãe passou por mim e se encostou na parede. Pude ver que ela queria, e precisava, chorar. Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela se dirigiu a mim, perguntando:
- Você já se despediu de alguém sabendo que seria para sempre?
- Já - respondi. - Me desculpe pela pergunta, mas por que foi um adeus para sempre?
- Estou velha e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios à minha frente, e a verdade é que a próxima viagem dela para cá será para o meu funeral.
- Quando vocês estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer 'Desejo o suficiente para você'. Posso saber o que isso significa?
Ela começou a sorrir.
- É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo.
Ela parou por um instante e olhou para o alto, como se estivesse tentando se lembrar em detalhes, e sorriu mais ainda.
- Quando dizemos 'Desejo o suficiente para você', estamos desejando uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas.
Então, virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando:
- Desejo a você sol o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante.
- Desejo a você chuva o suficiente para que possa apreciar mais o sol.
- Desejo a você felicidade o suficiente para que mantenha o seu espírito alegre.
- Desejo a você dor o suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.
- Desejo a você que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais.
- Desejo a você perdas o suficiente para apreciar tudo que possui.
- Desejo a você 'alôs' em número suficiente para que chegue ao adeus final.
Então ela começou a soluçar e se afastou...

REFLEXÃO: Lembre sempre que o mais importante nesta vida são as pessoas que nos cercam e que nos amam de verdade. Cuide bem delas, pois o tempo e a correria podem nos cegar e impedir que vejamos o quanto elas precisam de nós. Não podemos correr o risco de perdê-las.

O QUE É A VIDA?
Para compreender melhor como é a vida, você deve ir a três lugares: hospital, prisão e cemitério.
- No hospital, você vai entender que nada é mais importante que a saúde.
- Na prisão, você verá que a liberdade é uma das coisas mais preciosas que se pode ter.
- No cemitério, você vai perceber que não somos nada, somos todos iguais. O chão sobre o qual caminhamos hoje será nosso telhado amanhã.

UM DIA DAQUELES (Bradley Trevor Greive)
Todo mundo tem um dia “daqueles”. São dias miseráveis, quando você se sente um lixo, sem ânimo para nada, sozinho no mundo e literalmente acabado. São dias em que você se sente minúsculo, insignificante, e tudo parece fora de alcance. Você não consegue levantar nada. Começar qualquer tarefa parece impossível. Num dia “daqueles” você se sente mergulhado num oceano de tristeza. Você fica a ponto de se derreter em lágrimas, sem ao menos saber por quê. Você se sente como se estivesse perambulando sem propósito pela vida. Você nem sabe quanto tempo mais dá pra segurar. Dá vontade de gritar: “Vamos, acabem logo com isto!” E nem precisa de muito para começar um dia “daqueles”. Talvez você acorde sentindo que sua cara não está das melhores, descubra algumas novas rugas, que ganhou uns quilinhos a mais, ou que nasceu “aquela” espinha no nariz. Você pode se esquecer do aniversário de sua namorada ou ver que alguém tirou sua foto com cara de bobo. Você pode ser descartado, abandonado ou despedido, fazer papel de idiota em público, receber um apelido constrangedor, ou simplesmente levar uma “lavada” de alguém. Qualquer que seja a razão, você acaba convencido de que alguém lá em cima não vai com a sua cara… Ai, o que fazer? O que fazer? Bom, se você é como todo mundo, pode se agarrar à crença idiota de que tudo há de dar certo no fim. Daí, você vai passar o resto da vida olhando por cima do ombro à espera da próxima cilada que o destino está reservando pra você. Vai se tornar cínico e rabugento, ou uma vítima chorona e patética… E a coisa vai por aí, até você se sentir deprimido, com vontade de deitar-se e implorar para que a terra o engula de uma vez. Ou, o que é pior, achar que não dá mais pra tocar em frente.
Isso é uma loucura, porque só se é jovem uma vez e não se fica velho duas vezes. Quem pode dizer quais as coisas fantásticas que estão logo ali, ao virar a esquina? Afinal de contas, o mundo está cheio de descobertas surpreendentes, coisas que você nem imagina! Há perfumes deliciosos e apetitosas refeições a dividir! Você pode até tornar-se fabulosamente rico e um dia até virar uma grande superestrela! Parece bom, não é? Mas espere, tem mais! Há reviravoltas na vida, brincadeiras, ioga, karaokê e danças malucas, selvagens… Mas o melhor de tudo é que há romance. E o que é preciso fazer, para você se sentir como se estivesse mergulhado numa deliciosa banheira de espuma? É fácil! Em primeiro lugar, pare de se esconder pelos cantos. É hora de ir à luta! Saia para um passeio, para refrescar a cabeça. Aceite o fato que você vai ter de deixar para trás uma certa carga emocional… Talvez ver as coisas de outro ângulo. Talvez um pouco da culpa seja sua. Se for esse o caso, tenha a coragem de pedir desculpas. Nunca é tarde para isso. Se alguém estiver pisando na bola, levante a cabeça e diga: “Isso está errado e eu não vou engolir!” É bom ser enérgico de vez em quando. Mas pegue leve. Nem sempre é bom botar pra quebrar. Orgulhe-se de ser como você é, mas nunca perca a capacidade de rir de si mesmo. Viva cada dia como se fosse o último, porque um dia vai ser mesmo. Assuma riscos. Jamais recue. Meta as caras! Vá em frente! Afinal de contas, a vida não é uma loucura? Bom, pelo menos é isso que eu acho.

Seleção de textos feita por Nolfeu Barbosa.

 

Mais artigos de COLUNA DO BARBOSA