Coluna: COLUNA DO BARBOSA

Lições de vida
12 de Abril de 2024 às 08:00
'Somos o resultado de nossas escolhas e decisões. Em nossas mãos estão a nossa felicidade ou o nosso sofrimento'. Essa é apenas uma das frases das 'Lições de vida' que Nolfeu Barbosa nos traz na coluna de hoje.
'Somos o resultado de nossas escolhas e decisões. Em nossas mãos estão a nossa felicidade ou o nosso sofrimento'. Essa é apenas uma das frases das 'Lições de vida' que Nolfeu Barbosa nos traz na coluna de hoje.

A LIÇÃO DO MÉDICO
Um médico entrou no hospital apressadamente, depois de ser chamado para uma cirurgia de urgência. Ele respondeu ao chamado o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para o centro cirúrgico. No caminho, ele encontrou o pai do menino indo e vindo, na sala de espera do hospital. Depois de vê-lo, o pai gritou:
- Por que você levou todo esse tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem senso de responsabilidade?
O médico sorriu e disse:
- Lamento, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude, depois de receber a ligação. E agora eu gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho.
- Me acalmar?!! Se fosse seu filho que estivesse nesta sala agora, iria se acalmar? Se o seu próprio filho morresse agora, o que você iria fazer?
O médico sorriu novamente e respondeu:
- Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia Sagrada: “do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus." Os médicos não podem prolongar a vida. Vá e ore com fé por seu filho, vamos fazer o nosso melhor, com a graça de Deus.
- Dar conselhos é fácil - murmurou o pai.
A cirurgia levou algumas horas e depois o médico saiu da sala, feliz.
- Graças a Deus! Seu filho está salvo! Se você tiver alguma dúvida, pergunte à enfermeira - disse o médico.
E, sem esperar a resposta do pai, o médico saiu correndo.
- Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho? - comentou o pai para a enfermeira, minutos depois que o médico saiu.
A enfermeira respondeu, com lágrimas nos olhos:
- O filho dele morreu ontem, num acidente de trânsito. Ele estava no velório, quando o hospital o chamou para a cirurgia. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu correndo para terminar de enterrar seu próprio filho.
REFLEXÃO: Tente não ser muito rígido ao julgar outra pessoa, pois você não sabe como é a vida dela, o que está acontecendo, ou pelo que ela está passando.

RETALHOS (Seleção de pequenos textos)
“O tempo não diz que você envelheceu. Ele apenas diz que você está pronto, maduro e capacitado a dizer:
Eu vivi...
Eu senti...
Eu sofri...
Eu venci!”

“Existem coisas que nunca iremos esquecer e existem emoções que viverão para sempre dentro de nós. Existem memórias que nos tirarão um sorriso e outras que nos arrancarão lágrimas. Existem pessoas tão importantes que levaremos pra sempre em um pequeno lugar chamado coração.”

“Eu quero!
Eu posso!
Eu consigo!
Quando você acredita em si, a opinião dos outros pouco importa. As torres mais altas, um dia começaram do chão.
Mesmo que não pareça, você é forte o suficiente para enfrentar tudo.
Dê um pequeno passo todos os dias.
Acorde toda manhã pensando que algo maravilhoso vai acontecer.
O segredo do sucesso está na rotina diária.
Nada muda se você não mudar.
Não perca a leveza carregando pesos que não lhe pertencem.”

“Não culpe ninguém em sua vida. As boas pessoas te dão felicidade; as pessoas más te dão experiência; as piores pessoas te dão lição; e as melhores pessoas te dão memórias.”

“A vida é um caminho escuro e cheio de curvas. Nunca sabemos o que nos espera pela frente. Não temos garantia nem certeza de nada, muito menos a dimensão do percurso. A vida é cheia de segredos, só nos cabe abraçar nossos sonhos e seguir em frente.”

“Somos o resultado de nossas escolhas e decisões. Em nossas mãos estão a nossa felicidade ou o nosso sofrimento. É certo que não podemos voltar no tempo e apagar nossos erros, mas podemos recomeçar e fazer diferente.”

“Existe uma elegância que é independente de qualquer condição social, onde você não precisa ser culto e rico. É a elegância da alma, que nasce com você e brilha por meio de suas ações.”

“Os rios não bebem sua própria água, as árvores não comem seus próprios frutos.
O sol não brilha para si mesmo, e as flores não espalham sua fragrância para si.
Viver para os outros é uma regra da natureza.
A vida é boa quando você está feliz, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa.”

Por Nolfeu Barbosa.

 

Mais artigos de COLUNA DO BARBOSA