Não deixe suas panelas brilharem mais do que você.
Não leve a faxina ou o trabalho tão a sério!
Pense que a camada de pó vai proteger a madeira que está por baixo dela!
Uma casa só vai virar um lar quando você for capaz de escrever "Eu te amo" na poeira sobre os móveis!
Antigamente eu gastava no mínimo 8 horas por semana para manter tudo bem limpo, caso "alguém aparecesse para visitar" - mas depois descobri que ninguém passa "por acaso" para visitar - todos estão muito ocupados passeando, se divertindo e aproveitando a vida!
E agora, se alguém aparecer de repente?
Não tenho que explicar a situação da minha casa a ninguém, as pessoas não estão interessadas em saber o que eu fiquei fazendo o dia todo enquanto elas passeavam, se divertiam e aproveitavam a vida...
Caso você ainda não tenha percebido: a vida é curta, aproveite-a!
Tire o pó, se precisar...
Mas não seria melhor pintar um quadro ou escrever uma carta, dar um passeio ou visitar um amigo, assar um bolo e lamber a colher suja de massa, plantar e regar umas sementinhas?
Pese muito bem a diferença entre querer e precisar!
Tire o pó, se precisar...
Mas você não terá muito tempo livre para beber champanhe, nadar na praia (ou na piscina), escalar montanhas, brincar com os cachorros, ouvir música e ler livros, cultivar os amigos e aproveitar a vida.
Tire o pó, se precisar...
Mas a vida continua lá fora, o sol iluminando os olhos, o vento agitando os cabelos, um floco de neve, as gotas da chuva caindo mansamente.
Pense bem, este dia não voltará jamais!
Tire o pó, se precisar...
Mas não esqueça que você vai envelhecer e muita coisa não será mais tão fácil de fazer como agora. E quando você partir, como todos nós partiremos um dia, também vai virar pó. Ninguém vai se lembrar de quantas contas você pagou, nem de sua casa tão limpinha, mas vão lembrar de sua amizade, de sua alegria e do que você ensinou.
Afinal, não é o que você juntou, e sim o que você espalhou que reflete como você viveu a sua vida.
CAFÉ SUSPENSO
Entramos num pequeno café na Bélgica com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estávamos nos aproximando da nossa mesa, duas pessoas chegam e vão até o balcão:
- Cinco cafés, por favor. Dois para nós e três suspensos.
Pagaram a conta, pegaram dois cafés e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- O que são esses cafés suspensos?
O meu amigo respondeu-me:
- Espere e verá...
Mais algumas pessoas entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. O pedido seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro suspensos. Enquanto eu ainda me perguntava qual é o significado dos "suspensos", eles saem.
De repente, um homem vestido com roupas gastas, que parece um mendigo, chega na porta e pede cordialmente:
- Você tem um café suspenso?
- Sim, claro - responde o atendente.
Meu amigo me explicou, então, que as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Essa tradição começou em Nápoles, na Itália, e espalhou-se por todo o mundo. Em alguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos", mas também um sanduíche, um hamburguer ou até mesmo uma refeição completa.
A capacidade de doação é inerente às pessoas de bom coração. E as pessoas de bom coração são capazes de atos simples e anônimos de generosidade.
NÃO POSSUÍMOS NADA
Você não possui nada, você não perde nada.
Se você compra um terreno ou uma casa, você apenas pagou aluguel pelos anos restantes que tem na terra. Nenhum deles pertence a você.
Se você compra um carro, você apenas pagou pelo seu transporte pelo período que o carro durará, ou pelo período que você durará. Ele não pertence a você.
Se você se casa com alguém, você apenas ganhou companhia, até que as circunstâncias ou a morte os separem. Ninguém possui o outro.
Se você tem filhos, você apenas cumpriu a demanda de continuidade da vida, até que a morte chegue. Você não os possui.
Se você tem dinheiro, você apenas acumulou valor para comprar o que deseja, pelos anos restantes que tem na terra.
Se você trabalha e se aposenta, sua aposentadoria é apenas para a vida. Depois de sua vida, ela para.
O próprio corpo, que você valoriza tão intensamente, não pertence a você. A terra certamente recuperará suas partes quando o empréstimo vencer. Até a vida que vivemos é emprestada e certamente será devolvida.
REFLEXÃO:
Então, não tenhamos medo de perder algo nessa vida, porque aqui não possuímos nada. Só temos, na verdade, a nossa alma, nosso espírito, nossos pensamentos e sentimentos. Que os nossos pensamentos sejam mais positivos que negativos e que nossos sentimentos sejam puros, mas que não deixemos de expressá-los às pessoas que amamos.
Seleção de textos feita por Nolfeu Barbosa.