A vida não passa de uma grande e longa viagem. Às vezes somos o motorista, mas, na maioria das vezes, não passamos de meros passageiros, incapazes de gerir o nosso próprio destino, viajando ao sabor das ondas.
Quando estamos no controle, podemos escolher melhor o rumo de nossas vidas, tomar decisões equilibradas, elaboradas e bem pensadas. Mas, quando somos o passageiro, temos que aceitar as coisas como elas vêm, e aprender a lidar bem com cada situação, para podermos seguir em frente.
Nessa viagem somos acompanhados por diversas pessoas: pais, mães, irmãos, avós, tios, primos, enfim, toda uma família. Isso sem falar nos amigos que conquistamos no decurso da viagem.
Não podemos perder de vista que, mesmo que os passageiros sejam diferentes, estamos todos na mesma jornada, todos somos parte da mesma engrenagem. Nenhum de nós sabe quando essa viagem irá terminar. Simplesmente acordamos, fazemos nossas atividades diárias e, quando anoitece, dormimos outra vez, esperando acordar de novo no dia seguinte para prosseguirmos nossa jornada.
E não podemos esquecer que alguns itens serão obrigatórios nessa viagem, como o amor, a amizade, a tolerância, o respeito, a empatia...
E lembre-se:
Ame-se um pouco mais a cada dia, assim você aprende a amar as pessoas.
Valorize-se! Valorizando a si mesmo, você aprende a valorizar os outros.
Cuide-se! Cuidando-se, você aprende a cuidar daqueles que você ama.
Pratique a empatia, colocando-se no lugar do outro e vendo a vida pelo olhar dele, assim você aprende a não criticar apenas por criticar.
Doe-se! Busque sempre ajudar a quem precisa. Pode ser um familiar, um amigo ou um vizinho em dificuldades. Pode ser que seja pouco para você, mas para quem recebe um gesto fraterno, isso será inesquecível.
Observando esses preceitos, a viagem será bastante agradável e você sentirá a satisfação de estar cumprindo bem a sua jornada.
FILHOS (Autor desconhecido)
Após o falecimento do pai o filho colocou sua mãe num asilo, e a visitava de vez em quando. Um dia, recebeu uma ligação do asilo, informando que ela estava morrendo. Foi correndo para ver a sua mãe, antes que ela falecesse. Ao chegar no quarto dela, perguntou:
- O que quer que eu faça por você, mãe?
Ela respondeu:
- Quero que você coloque ventiladores no asilo, porque aqui faz muito calor, e quero que você compre uma geladeira, também, para que a comida não estrague. Muitas vezes tive que dormir sem comer nada!
O filho disse, surpreso:
- Mas agora está pedindo essas coisas, quando já está morrendo?? Porque não reclamou antes?
A mãe respondeu, triste:
- É que eu já me acostumei com a fome e o calor... mas o meu medo é ''você'' não se acostumar, quando os seus filhos colocarem você aqui, quando já estiver bem velhinho!
A ÁRVORE DAS RELAÇÕES (Autor desconhecido)
Saia de casa só pelo gosto de caminhar. Sorria para todos. Faça um álbum de família. Conte estrelas. Telefone para seus amigos.
Diga: "Gosto muito de você!" Converse com Deus. Volte a ser criança. Pule corda. Apague de vez a palavra "rancor". Diga "sim". Dê uma boa risada! Leia um livro. Peça ajuda. Corra. Cumpra uma promessa. Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Ajude algum doente. Pule para se divertir. Mude de penteado. Esteja disponível para escutar.
Deixe seu pensamento viajar. Retribua um favor. Termine aquele projeto. Quebre uma rotina. Tome um banho de espuma.
Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer. Faça uma visita. Sonhe acordado. Desligue o televisor e converse.
Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Escute os grilos e as cigarras. Agradeça a DEUS pelo sol. Aceite um elogio. Perdoe-se...
Deixe que alguém cuide de você. Demonstre que está bem feliz. Faça alguma coisa que sempre desejou. Toque a ponta dos pés. Olhe com atenção uma flor. Só por hoje, evite dizer "não posso". Cante no chuveiro. Viva intensamente cada minuto de Deus.
Inicie uma tradição familiar. Faça um piquenique no quintal. Não se preocupe.
Tenha coragem para as pequenas coisas. Ajude um vizinho idoso.
Afague uma criança. Reveja fotos antigas. Escute um amigo.
Feche os olhos e imagine as ondas do mar.
Brinque com seu animalzinho de estimação.
Permita-se brilhar. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas.
Torça pelo seu time. Pinte um quadro. Cumprimente um novo vizinho.
Compre um presente para você mesmo. Mude alguma coisa.
Delegue tarefas. Diga "bem-vindo" a quem chegou.
Permita que alguém o ajude.
A-gra-de-ça!
Saiba que não está só. Decida-se a viver com "paixão"; sem ela nada de grande se consegue.
Conserve esta árvore diante de si durante os 365 dias do ano.
Ela garante boa saúde, excelentes relações pessoais, rápido crescimento pessoal e comunitário, e uma felicidade constante!
Por Nolfeu Barbosa.