Lá no comecinho dos anos 90, quando o som feito pelas bandas de Seattle trespassou os limites da cidade e tomou de assalto as paradas musicais mundiais, quem ousaria imaginar que seus efeitos fossem tão longevos e duradouros? Embora não esteja em evidência na mídia nos dias de hoje, a influência do grunge segue sendo uma referência para aqueles que se aventuram a tirar algum som de seus instrumentos e sonham em montar uma banda de rock.
Pois foi exatamente esta influência que moldou o estilo da Infectus Grunge, banda que carrega no nome o subgênero musical considerado "a última grande revolução do rock". E isto se torna ainda mais claro ao tomarmos um pouco mais de conhecimento sobre a história da banda. Formada em Santiago em 2024, a Infectus Grunge tem na guitarra e nos vocais Diego Lima Carvalho, mais conhecido por Dieguinho Grunge na Veia, justamente por ele ser um fã ardoroso do grunge, muito especialmente do Nirvana e de Kurt Cobain, desde que se conhece por gente. E como se o universo conspirasse a favor, Dieguinho ainda nasceu no mesmo dia em que Kurt Cobain fazia aniversário, ou seja, 20 de fevereiro. Assim, ao lado de Lucas Grizza (guitarra base e vocal de apoio), Adilson Sampaio (baixo) e Vitor Big Foot (bateria), os quais bebem da mesma fonte de influência musical, surgiu a banda mais grunge de Santiago, Infectus Grunge. Uma das primeiras amostras do som da nova banda para o público se deu justamente na reinauguração do Porão Pub, em 27 de julho passado. Mas o melhor ainda estaria por vir.
E passados 7 anos, a atmosfera do grunge voltou a tomar conta do Porão Pub, com um show especial dedicado ao Nirvana, uma das bandas expoentes de Seattle e que movimentou o cenário rockeiro mundial a partir de 1991. Quem é das antigas e vivenciou a cena rockeira santiaguense de alguns anos atrás, vai se recordar do Tributo ao Nirvana, realizado pela primeira vez em 2016 e reeditado em 2017 pela banda Os Vigaristas, que tinha como integrantes Dick Delevati, Bruno Bunagi, Rafael Sorriso e Bernardo Machado. Em ambas ocasiões, um excelente público se fez presente para prestigiar as apresentações.
E provando que o grunge está mais vivo do que nunca, na noite do último sábado, dia 26/10, foi a vez da Infectus Grunge fazer sua releitura dos clássicos e hits eternizados por Kurt Cobain e cia no Tributo Nirvana. Uma demonstração do que estaria por vir naquela memóravel noite, pode ser sentida ainda na tarde de sábado, durante a passagem de som. Para testar os equipamentos, várias pedradas musicais foram escolhidas a dedo, tais quais como "Lithium", "Breed" e "Smells Like Teen Spirit".
A noite de sábado chegou e o Tributo Nirvana foi aberto com "School", canção que se tornou memorável por conta de ser a primeira do repertório do Nirvana nos lendários shows do festival Hollywood Rock no ano de 1993 no Brasil. Felizmente, ao contrário de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic que literalmente "viajaram na maionese" naqueles dois shows, a gurizada da Infectus Grunge limitou-se a emular com fidedgnidade toda a energia e intensidade que caracterizavam as apresentações do Nirvana. E esse foi o ritmo de show ao longo de todo o repertório, que contemplou os grandes clássicos do Nirvana, bem como algumas canções consideradas "lado B".
Muitos dos que apreciam rock na atualidade jamais tiveram a oportunidade de vivenciar ao vivo um show do Nirvana, mas a Infectus Grunge conseguiu transpor para o palco do Porão Pub toda a essência que caracterizava as apresentações... Elementos indispensáveis como guitarras distorcidas, vocal feroz, além do som enérgico e vibrante combinaram perfeitamente com o desempenho da banda, marcado pelo excelente entrosamento de seus integrantes. No palco, Dieguinho, Grizza, Adilson e Big Foot pareciam brincar e se divertir, tamanho o prazer com que tocavam os clássicos do Nirvana.
Ao todo, o set list da noite foi composto por trinta canções, sendo duas autorais da Infectus Grunge. Estrategicamente, as enérgicas "Smells Like Teen Spirit" e "Territorial Pissings" ficaram para o final da apresentação. Entretanto, como já era de se esperar quando o repertório findou, o público queria mais. Assim, o público foi brindado com "You Know You're Right".
A noite ainda reservou o sorteio de brindes que foram disponibilzados pela Infectus Grunge e por empresas parceiras.
E essa foi a história de mais um show que passa a integrar a memorabília das grandes apresentações que já passaram pelo Porão Pub.
E não podemos deixar de mencionar que no próximo dia 03 de novembro, a Infectus Grunge fará o lançamento da sua canção autoral intitulada "Outra Vez" nas plataformas digitais.
SIGA A INFECTUS GRUNGE NO INSTAGRAM.